Quem sou eu

Minha foto
Aqui colocarei algumas obras minhas: poemas, pensamentos, histórias, paranóias e loucuras.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Parte 1 - Quem cala, consente...

Olá...

Muito se houve falar e por outro lado nada se faz, baseado nesses fatos, escreverei duas postagens, afinal: Quem cala, consente e quem fala muito perde a moral!

1º Quem cala, consente...

Aquele que não se manifesta contra uma atitude concorda com ela. Desde o século 13, este é o significado da máxima “quem cala, consente”. Presente em várias línguas, como o inglês (“Silence gives consent”) e o espanhol (“Quien calla otorga”), a expressão foi cunhada por Bonifácio VIII, papa entre 1294 e 1303, em uma de suas decretais.

As decretais eram cartas dos papas medievais em resposta a consultas populares. “O que o líder do clero decidia acabava virando lei”, afirma Ricardo da Costa, professor de História Medieval da Universidade Federal do Espírito Santo. “Era uma das formas de o direito canônico combater as leis orais, baseadas em tradições e superstições.”

Por causa de suas bulas e decretais, Bonifácio VIII foi sequestrado e morto a mando de Filipe IV, o Belo. O rei da França não concordava com as idéias de Bonifácio, que isentou a Igreja de impostos e declarou o poder dos papas superior ao dos reis. Com sua queda, a Igreja teve que se calar e consentir a retomada de poder da monarquia.

Fonte: Guia do estudante

Baseado no texto acima, podemos afirmar que quem cala, consente - baseado no nosso convívio diário, posso afirmar que a grande massa se cala! Vivemos em uma sociedade "camaleão" - que se camufla a diversos tipos de cenários.Resumindo, se a fase financeira é boa no país, todos se mostram felizes, bons consumidores, ah, nosso país é uma maravilha, como se não houvessem outros problemas no país, ou em suas vidas.Se as notícias estão voltadas pra algum tipo de epidemia, os bolsos podem estar cheios, mas você só ouvirá falar na tal doença, vírus e etc.
Tudo que cai na mídia acaba se tornando um tipo de 'realidade'.Um bom exemplo, sou nascido e criado em Porto Feliz, interior de SP, morei cerca de 8 anos em um bairro considerado "periferia", destes 8 anos que morei neste bairro, nos primeiros 7 anos nunca tivemos cadeado no portão e geralmente no verão dormíamos com as janelas abertas... Nunca houve sequer um caso de roubo na vizinhança, mas os jornais focavam tanto na violência que passamos a acreditar que 'da noite pro dia' o CDHU ia se tornar um novo 'complexo do Alemão'... Com o desespero, todos passaram a se trancam, ficar menos na rua, porém, sem nenhum motivo aparente, afinal, não havia ocorrido nenhum fato na redondeza que pudesse causar tamanha apreensão de todos.
Nosso povo, está acostumado a agir como filhotes de cachorro.Somos filhotes com fome, só fazemos barulho, quando estamos necessitados, porém, mesmo no momento de necessidade se falarem um pouco mais alto, nos calamos... Cachorrinhos são assim, quando o dono esta longe, eles latem, latem, latem, quando o dono se aproxima e bate o pé duro no chão, eles gemem e se escondem com medo atras de algum móvel.O Brasileiro é assim, só fala pelas costas, só faz protesto 'fácil', só grita quando ninguém ouve.
Temos Bilhões de 'revolucionários' no Facebook e Twitter - lógico, é muito fácil lutar por dezenas de assuntos com apenas alguns cliques no conforto de suas poltronas. Pessoas que muito criticam o governo, a corrupção, as desigualdades e etc. mas no final das contas sequer se lembram de qual foi o candidato que votaram na última eleição...São revolucionários mimados, que se dizem contra o capitalismo mas vivem torrando a grana que ganham com tecnologia... Estudam anos e anos, não pelo conhecimento, mas sim pensando na grana que poderão ganhar um dia.São verdadeiros 'posers' que se dizem nacionalistas, mas passam o dia repetindo termos e palavras como 'fast-food', 'coffe break', 'brother', 'best friend', 'happy hour' e etc. Malditos brasileiros americanizados fãs de Lady Gaga e afins..Hoje dia ninguém mais fica 'mal', ta todo mundo 'numa bad', ta todo mundo 'down' .Honrar o sangue latino hoje em dia é ser fã de RBD e/ou Shakira... Ou até mesmo Rick Martin.
Eu me pergunto, por que idolatrar tanto este povo que mal sabe da nossa existência?Pra eles somos meros "comedores de banana", caipiras criadores de macacos e etc.
A crise mundial veio e o Brasil passou numa boa, pagamos a conta com o FMI e etc....A Europa está passando por uma grave crise financeira, enquanto isso, nosso mercado interno esta 'voando'...É disso que os gringos se lembram ao ouvir o nome BraZil? Não!'Pra eles, somos um povo colorido que sabe chutar uma bola, tem samba no pé e mulatas sensuais!!!
Temos uma juventude de merda, que não sabe o que é lutar por seus ideais...A filosofia desta mulecada é: "Se tem, tem. Se não tem, fazer o que neah!?"Bah! Vão pro inferno, vivem empurrando a vida com a barriga, só fazem manifestações e mobilizações por coisas desnecessárias:-Marcha da Maconha;-Marcha pra Jesus (evento Evangélico, da igreja que desvia dinheiro pro exterior);-Parada Gay (não sei o nome correto 'rs);-etc...Marcha contra a fome ninguém faz?? Manifestações contra a pedofilia??São feitas, porém, com menor expressão, claaaaro é bem mais 'cool' participar da 'Zobie Walk', a participar de um evento do Siga Bem Caminhoneiro a favor das nossas crianças...
Juventude, que tal consentir menos e falar mais????
OBS. os três eventos que citei, sou completamente a favor.Lutar contra preconceito é bom, pregar o amor de Deus é excelente, fumar um beck também pode ser legal..Mas tem gente passando fome enquanto você, prega, se droga e/ou se diverte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário