Quem sou eu

Minha foto
Aqui colocarei algumas obras minhas: poemas, pensamentos, histórias, paranóias e loucuras.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Evolução ou Regressão? Parte I

Me lembro de quando eu era mais novo, tinha lá meus 11/12 anos... Era rotina, eu chegava da escola, minha mãe estava preparando o jantar e o café da tarde estava na mesa, eu chegava guardava a mochila e descansava minutos, pois em 15minutos meu pai chegava. Era uma espécie de ritual, sentávamos todos ao redor da mesa, cada um contava como tinha sido seu dia, as novidades, as dificuldades, etc. Era incrível, mas eu sabia tudo que se passava no trabalho do meu pai, ele sabia tudo que se passava na minha escola, ambos sabíamos os segredos das receitas da minha mãe e por aí vai.
Eu me sentia tão protegido por minha família e ao mesmo tempo me sentia uma peça importante, era muito bom ter peso nas decisões da família, mesmo sendo um pirralho.
Sinto falta deste tempo, os velhos tempos...

As coisas mudaram. O mundo mudou, a tecnologia avançou, a inclusão digital 'revolucionou' a vida de milhões de pessoas. A praticidade alcançou as classe mais baixas e o consumo por eletrônicos cresceu demais. Os automóveis mudaram, as TVs ficaram maiores e finas, os computadores ficaram portáteis, alguns celulares substituem computadores, os fogões se modernizaram, as panelas de pressão, enfim... Tudo mudou!

-Os lares mudaram, tudo ficou mais fácil e pratico.

Na contra-mão da evolução tecnológica, houve uma regressão nas famílias. Com tantas opções acessíveis de entretenimento, ocorreu um rompimento dos "laços familiares". Enquanto a mãe vê a novela na sala, o pai troca e-mail's com o pessoal do trabalho, os filhos se divertem com vídeo-games, celulares, tablet's e etc...
Não que o meu 'lar doce lar' escape destas colocações... Pelo contrário, minha mãe diz com uma certa frequência: -"Se eu quiser conversar com meus filhos, tenho que entrar no MSN ou mandar um SMS".
Meu lar é um entre milhares de lares que estão completamente perdidos em um mundo virtual, deixando de lado o que realmente importa...
Você pode dizer: -"ah, isto é problema de rico". Você se engana!
Não adianta, de um jeito ou de outro a tecnologia 'abafa' o amor e mata o convívio familiar.
Imagine uma família humilde (4 pessoas) que tenha somente uma TV. A tarde a mãe vai querer assistir o 'Casos de família' a criança vai querer assistir o 'Cocoricó' resultado: Briga!.. Enquanto a mãe prepara o jantar, a adolescente assiste Malhação, a criança vai querer ver o Pica-pau, resultado: Briga! A mãe e o pai ambos cansados das tarefas, ainda terão energia para um momento 'a sós': brigar muito com temas do tipo "Novela ou Noticiário", "Futebol ou A Fazenda" etc.!

Estes são apenas exemplos, que com certeza todos já passaram por algo semelhante.
Hoje em dia, vish... Reunir qualquer família é um verdadeiro acontecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário